quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Moda no trabalho


É... a gente tenta tirar uma folguinha e não pensar em moda, roupa, sapato, maquiagem, e quanto mais tentamos mais a gente percebe que isso é praticamente impossível Não é só na hora daquela saidinha básica do final de semana, ou daquele jantar com o namorado, ou de uma super balada que temos que fazer aquela velha perguntar: Com que roupa eu vou? Atualmente já sabemos o quanto à imagem pessoal pode ser utilizada a nosso favor no mundo dos negócios, e assim, o quanto nosso vestuário no trabalho pode ajudar ou atrapalhar o nosso sucesso profissional.

Por este motivo não podemos esquecer que transmitimos informações sobre nós muitas vezes de maneira não verbal, pela expressão corporal e facial, e por nossas roupas e acessórios. Nosso vestuário deve estar de acordo com a profissão, com o cargo exercido e com o ambiente de trabalho, e para isso, deve-se sempre unir uma bela roupa ao conforto.

Então, como não é fácil ter que pensar numa produção diferente e adequada todos os dias, vão aí umas dicas em relação ao vestuário coorporativo:

- As cores básicas (preto, branco, cinza e ocres) combinam entre si e combinam com tudo. Cuidado com o uso de muitas peças pretas ou brancas. O branco ainda merece o cuidado especial devido a sua facilidade de encardir e “sujar demais”.

- Para descontrair um pouco um visual composto por cores básicas aconselha-se usar um acessório (gravata, sapato, colar, etc.) com outra cor.

- Tenha sempre cuidado com suas roupas, peças amarrotadas podem passar a idéia de desleixo.
- Muita atenção! Nada de deixar peças íntimas aparecendo!

- Cuidado com o excesso no uso de acessórios, maquiagem e perfume. O exagero nesta etapa pode acabar com todo o visual.

- Na dúvida prefira o básico.

Lembre-se que a imagem pessoal não é apenas cuidar do vestuário, é preciso estar atento à postura e como agimos em relação às outras pessoas no ambiente de trabalho. Esquecer o nome do cliente, bocejar e cruzar os braços pode passar a idéia de desinteresse e tédio. Mascar chiclete pode mostrar distração e o uso de gírias pode dificultar sua comunicação no trabalho.
É importante estar atento nesses pequenos detalhes, para que o cuidado com a imagem pessoal no trabalho se torne um hábito saudável, e claro não esquecer que é possível estar na moda, manter nossa identidade e ao mesmo tempo manter uma adequada postura profissional.

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