quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Moda no trabalho


É... a gente tenta tirar uma folguinha e não pensar em moda, roupa, sapato, maquiagem, e quanto mais tentamos mais a gente percebe que isso é praticamente impossível Não é só na hora daquela saidinha básica do final de semana, ou daquele jantar com o namorado, ou de uma super balada que temos que fazer aquela velha perguntar: Com que roupa eu vou? Atualmente já sabemos o quanto à imagem pessoal pode ser utilizada a nosso favor no mundo dos negócios, e assim, o quanto nosso vestuário no trabalho pode ajudar ou atrapalhar o nosso sucesso profissional.

Por este motivo não podemos esquecer que transmitimos informações sobre nós muitas vezes de maneira não verbal, pela expressão corporal e facial, e por nossas roupas e acessórios. Nosso vestuário deve estar de acordo com a profissão, com o cargo exercido e com o ambiente de trabalho, e para isso, deve-se sempre unir uma bela roupa ao conforto.

Então, como não é fácil ter que pensar numa produção diferente e adequada todos os dias, vão aí umas dicas em relação ao vestuário coorporativo:

- As cores básicas (preto, branco, cinza e ocres) combinam entre si e combinam com tudo. Cuidado com o uso de muitas peças pretas ou brancas. O branco ainda merece o cuidado especial devido a sua facilidade de encardir e “sujar demais”.

- Para descontrair um pouco um visual composto por cores básicas aconselha-se usar um acessório (gravata, sapato, colar, etc.) com outra cor.

- Tenha sempre cuidado com suas roupas, peças amarrotadas podem passar a idéia de desleixo.
- Muita atenção! Nada de deixar peças íntimas aparecendo!

- Cuidado com o excesso no uso de acessórios, maquiagem e perfume. O exagero nesta etapa pode acabar com todo o visual.

- Na dúvida prefira o básico.

Lembre-se que a imagem pessoal não é apenas cuidar do vestuário, é preciso estar atento à postura e como agimos em relação às outras pessoas no ambiente de trabalho. Esquecer o nome do cliente, bocejar e cruzar os braços pode passar a idéia de desinteresse e tédio. Mascar chiclete pode mostrar distração e o uso de gírias pode dificultar sua comunicação no trabalho.
É importante estar atento nesses pequenos detalhes, para que o cuidado com a imagem pessoal no trabalho se torne um hábito saudável, e claro não esquecer que é possível estar na moda, manter nossa identidade e ao mesmo tempo manter uma adequada postura profissional.

Palestra Moda e Tendência




Na ultima terça feira, dia 18 de novembro, Bárbara Dias Lage da equipe inVoga ministrou a palestra “Moda e Tendência” no projeto Minas Raízes da Escola de Design da UEMG. A palestra visava à capacitação dos artesãos de Nova Lima ampliando seu repertório e ajudando-os a educando o olhar.

A palestra com duração de 1h e meia abordou temas como história da moda, relação tendência e contexto histórico, objetos que constituem a moda, vestuário x estilo de vida e a importância para o criador de entender de moda e tendência.

Com uma abordagem social a moda neste contexto foi abordada como resultante do comportamento, crenças e expressão da sociedade. A moda foi mostrada como signo de comunicação que os seres humanos delineiam para mostrar sua posição no mundo em determinado tempo. Sobre tendência, a palestra mostrou a verdadeiro significado de desta palavra e deu subsídios para entendimento de como se fazer uma pesquisa de tendência. Falo-se também sobre as tendências ao logo do século e da atual tendência de mercado.
* A palestra se encontra disponível para se ministrada para quem estiver interessado.

sábado, 15 de novembro de 2008

Resultado AUDITIONS Brasil 2008


Enfim saiu o tão esperado resultado do concurso da Anglogold , AUDITIONS Brasil 2008 - Hyper Nature/Natureza Fantástica. A cerimonia de premiação foi realizada na última quarta-feira na cidade de Nova Lima (MG) no Lounge InPar Alphaville e foi com certeza a festa do ano do setor joalheiro do país.

Na categoria revelação a peça vencedora foi "Purity" (criação de Thayana Cordeiro de Meneses) e na categoria designer a peça "Poli" (de autoria dos designers Júnea Fontenelle e Guilherme Canabrava), resultado mais que merecido e que destaca também a UEMG como referência no design mineiro, as vencedoras das duas categorias são alunas (Thayana) e ex-alunas (Júnea) da universidade.

Apesar de não termos sido vencedoras do concurso a inVoga e claro eu (Jana), ficamos super orgulhosas com o resultado e com a apresentação do Colar Satun, mesmo não sendo vencedor ele recebeu inúmeros elogios, se destacando pela sua usabilidade e pela mistura das cores do ouro (que realmente era seu principal diferencial) mostrando que realmente valeu a pena todo o trabalho e dedicação que foi necessário para conseguirmos esse resultado.

Enfim o desfile, a festa, tudo foi impecável e como foi dito pela Glória Maria (apresentadora do evento), foi uma noite realmente dourada e com certeza inesquecível.

Ahhh... já ia me esquecendo.... o vídeo com as peças finalistas, vale muito a pena ver...http://br.youtube.com/watch?v=7xye5FH4Soc





Café & negócios


Aconteceu no dia 16 de outubro de 2008 o primeiro "Café & Negócios" da Incubadora ED. Nossos convidados foram a reitora e o vice-reitor da UEMG, a diretoria da Escola de design e a coordenação de cada curso.Romeu Dâmaso apresentou a incubadora, suas conquistas e planos futuros, que foram bem recebidos pela comunidade da UEMG ali presente, inclusive pela reitoria.Após a apresentação do projeto nossos convidados foram ver de perto as empresas, conhecer os principais projetos e os empresários, e tomar um cafezinho com a gente.Bárbara Dias, da equipe inVoga recebeu elogios do Prof. Dijon de Moraes e do ex- vice diretor José Luis, pela sua participação ativa nos projetos da Escola de Design. Elogio mais que merecido!