quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Sempre um papo com Ronaldo Fraga e Graça Cabral


A inVoga foi conferir o "sempre um papo" que ocorreu no dia 18 de setembro na Casa Fiat de Cultura. Os debatedores foram ninguém mais que o estilista mineiro Ronaldo Fraga e a vice diretora do São Paulo Fashion Week, Graça Cabral. Os dois debateram sobre a relação entre arte, moda e diversidade brasileira, e nós conversamos um pouquinho com cada um deles.


Para Ronaldo Fraga a relação entre arte e moda é óbvia, e hoje a moda ocupa o lugar que já foi da arte, no âmbito de comunicação e cultura.O estilista trabalha em suas coleções com referências bem brasileiras, como bossa nova e cultura do jequitinhonha. Para Ronaldo a cultura brasileira é rica e bem diversa, há estilistas brasileiros que trabalham com essa diversidade e outros não, porém para o estilista é um desperdício não utilizar esse vasto repertório.


Graça Cabral falou um pouco dos bastidores da moda, que muitas vezes é vista por leigos como futilidade. Hoje no Brasil é a maior empregadora de mão de obra feminina e a segunda maior empregadora, ficando atrás apenas da construção civil. O setor gera renda e mostra o país lá fora.Graça Cabral foi uma das precursoras da cultura de moda no nosso país, iniciou o São Paulo Fashion Week, e acredita que o evento expõe a vocação criativca do Brasil aqui e lá fora.


O encontro foi muito rico e cheio de contrapontos de profissionais referencias do setor brasileiro.

Nenhum comentário: