terça-feira, 14 de outubro de 2008

Desfile Moda Reciclada


Bárbara Dias da equipe inVoga foi uma dos 5 alunos convidados da Escola de Design da UEMG para projetar e confeccionar peças de vestuário em material reciclável para o desfile moda reciclada do 7° Festival Lixo e Cidadania que aconteceu no dia 3 de setembro.

O evento promoveu o intercâmbio de experiências e a busca de alternativas ao modelo atual de desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, através de conferências, debates, oficinas práticas de reaproveitamento, exposições e feiras de produtos reciclados, dentre outras atividades.

O desfile dos alunos no segundo dia do evento foi assistido por grandes nomes da política em destaque o presidente da republica Luiz Inácio (Lula), o ministro Patrus Ananias e o prefeito Pimentel também prestigiaram o evento.

Os alunos na UEMG foram encarregados de projetar e produzir uma peça conceitual e 10 peças comerciais com o tema 80 anos dos Direitos Humanos. Bárbara escolheu como subtema para se inspirar o tema Mulher. Suas peças refletiam a valorização da mulher e a expressão da característica de se adornar e se enfeitar, por isso o seu vestido jóia como mostrado na foto ao lado.

Sua peça conceitual é um vestido que começa como colar e do decorrer se transforma em um vestido. Sua cor dourada simboliza o ouro. O vestido-jóia deixa em evidencia as curvas femininas transmitindo a sensualidade do corpo da mulher. As peças de sua coleção foram feitas em de saco de cimento com módulos inspirados na filigrana, técnica de confecção de jóias.

As peças comerciais são inspiradas na conceitual e hoje estão sendo vendidas no Reciclo, loja da ASMARE. As peças foram projetadas pelos alunos e a técnica de confecção ensinada para os catadores de papel para afim que eles produzissem assim garantindo trabalho e renda para os mesmos.

Nenhum comentário: