quarta-feira, 11 de março de 2009

Moda e Sociedade - Jeans


A moda é considerada o espelho da sociedade e com toda a razão, pois muitos produtos, materiais e processos foram originados graças a capacidade do homem de se adaptar aos fatores adversos que aparecem ao longo da nossa história. Um exemplo marcante disso é o surgimento do Jeans.

Por volta de 1850, no auge da corrida do ouro e da conquista do oeste americano, muitos comerciantes aproveitavam a oportunidade para vender os produtos usados na mineração e na exploração, como ferramentas, mantimentos, roupas e lonas. A lona era o produto mais lucrativo e logo todos passaram a comercializá-la e Levi Strauss, um mercadante com um grande estoque de lonas, sem conseguir vendê-las procurou outra aplicação para o produto.

O cara observou que os trabalhadores das minas por fazerem muito esforço físico desgastavam suas roupas rapidamente e claro, substituí-las a toda hora, o que lhes custavam muito caro.

No início foi tudo só uma experiência e Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, deu-as aos mineradores e o sucesso foi imediato.

Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho, mas logo deixou de ser usado apenas na labuta e graças aos jovens que se identificaram rapidamente com o tecido devido ele passou a ser um artigo indispensável em qualquer produção. Hoje o Jeans é um clássico, uma peça indispensável em qualquer guarda roupa e não há quem não use. Ele nunca sai de moda e combina com praticamente todos os estilos.

Nenhum comentário: