sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

100 anos de Carmem Miranda


No próximo dia 9 de fevereiro completa 100 anos do nascimento da pequena notável! Quem?? Oras, Carmem Mirada! A cantora é relembrada como a brasileira mais famosa do século XX e que se tornou à figura mais emblemática do nosso país!

Carmem, além de interprete singular, teve uma extrema responsabilidade: levar ao exterior, pela primeira vez, a imagem da identidade nacional quando estreou nas telas hollywoodanas.
Seu olhar e suas mãos foram suas marcas. Ela era um excesso sem vulgaridade. Humm, mas o que Carmem tem a ver com a moda?

Bem, pode-se dizer que tem muito! Ela foi uma referencia, uma inspiração. E dizer que FOI também é pouco! Porque ela ainda é e muito. Carmem Miranda será a principal homenageada no São Paulo Fashion Week (SPFW), lá ela terá uma exposição com peças do acervo do seu museu, Museu Carmem Miranda.

E as plataformas? É mérito dela! Quando eu disse pequena notável não foi por um acaso. Com seus 1, 52m e esbanjando criatividade, Carmem criou as plataformas. E não para por aí. Carmem sempre desenhou as próprias roupas e lançava moda com seus modelos ousadíssimos pra época!Como disse Eduardo Logullo, curador da exposição no SPFW, “ Se ela não fosse cantora, acho que teria sido estilista, porque tinha um olho muito bom para criar figurino”.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Afromania Melissa


Afromania, essa é a mais nova coleção da Melissa para o inverno 2009 que busca evidenciar a riqueza multicultural africana e como a artista Esther Mahlangu.

Esther é a mais importante artíficie da etnia Ndebele, da África do Sul, ela participou da famosa mostra "Magiciens de la Terre", no Centro Georges Pompidou, em Paris, desenhou um carro para a BMW, participou de um projeto com a Comme des Garçons e já viajou para Itália, Estados Unidos e Japão. Sua padronagem característica estampa 4 mil pares de Melissas UltraGirl distribuídos para fashionistas e Vips na SPFW.

A Fachada da Galeria Melissa na Oscar Freire também já esta no clima Afromania , decorada com desenhos Ndebele também em homenagem a Esther Mahlangu. A partir do dia 14 de janeiro será possível conferir uma exposição com as imagens feitas pela fotógrafa Marília Franco Rubio durante a viagem de pesquisa para a Melissa junto a tribos e cidades da Tanzânia, Quênia e África do Sul.